Página 1 de 1

Incluir Ponto de Interesse

Enviado: 02 Mar 2015, 07:34
por Thundercel
Incluir ponto de interesse - POI


Re: Incluir Ponto de Interesse

Enviado: 16 Nov 2015, 09:21
por Nepomuceno
Grande Thundercel, saudações.
Primeiramente receba meus cumprimentos pois Colaboradores como você e o Paulo Carvalho, além de outros abrilhantam que abrilhantam este fórum são, de fato, Colaboradores com C maiúsculo. Receba meu apreço e meu amplexo.
Gosto de mapear e o OSM, o Cocar-DL e seus Kits são tesouros para mim. Trabalho com georreferenciamento para regularização fundiária e engenharia, no mais das vezes em locais muito ermos, remotos e ainda não mapeados. Daí, parte da minha preparação é mapear a área onde vou trabalhar e com isso tenho um ganho imenso na minha logística, pois nosso pessoal de campo trabalha com 6 a 8 equipamentos de navegação, com os mapas mais atualizados que as vezes faço no dia anterior.
Sem mais delongas, tenho uma dúvida um tanto trivial: ao mapear um local como a sede de uma fazenda, um pequeno povoado (- de 30 edificações), um prédio empresarial, um posto de gasolina por vezes tenho dúvidas entre usar o ponto ou uma área.
Confesso que em poucas buscas pela rede não encontrei respostas satisfatórias. Não consegui criar na minha cabeça um padrão, uma regra, uma rotina. Li o básico do OSM, como desenvolvo pro TS li o manual de formatação deles e também vi alguns vídeos do youtube.
Se não for incômodo, por gentileza divague sobre este assunto, expanda-o, nos esboce seu entendimento sobre o limite entre área e ponto e tão importante quanto, quais as implicações por exemplo ao buscar um local que pode estar como área ou como ponto.
Desde já meu muito obrigado.
Você Brilha!!!

Re: Incluir Ponto de Interesse

Enviado: 16 Nov 2015, 10:41
por Thundercel
Nepomuceno,
ingressei no Projeto OSM ao final de 2013 quando decidimos criar o site COCAR e por ele conpartilhar o conhecimento adquirido, inclusive disponibilizando KITs para que o usuário compile ele mesmo os dados da base OSM.

Sem dúvida alguma o Projeto OSM é bem superior ao Tracksource porque enquanto o Tracksource atribui responsabilidades de áreas do mapa a determinados elementos, o OSM é de responsabilidade de todos onde qualquer um pode editar os dados contidos na base, alterar e produzir o mapa com os dados alterados.
o mapear um local como a sede de uma fazenda, um pequeno povoado (- de 30 edificações), um prédio empresarial, um posto de gasolina por vezes tenho dúvidas entre usar o ponto ou uma área.
No arquivo bat do nosso KIT identificará voce a linha:

Código: Selecionar todos

--add-pois-to-areas ^
A descrição desse comando para o Mkgmap é encontrada em [Link externo oculto para visitantes]" onclick="window.open(this.href);return false; . Na verdade ele diz para o Mkgmap criar um POI virtual no centro geométrico da área.
Com isso já pode depreender você que criado a área de uma fazenda e configurada a área como tal não se faz necessário criar um POI para ela porque esse POI é automaticamente criado pelo Mkgmap.

No OSM a delimitação de uma área é tratada como polígono ou multipolígono. O polígono é uma área delimitada e fechada e pode você empregar para delimitar uma área de fazenda, seus limites, tendo em mente que os segmentos de reta que delimitam a área devem se fechar de forma que a área não fique quebrada.
Na configuração do polígono deve empregar a TAG landuse=farmland (veja em [Link externo oculto para visitantes]" onclick="window.open(this.href);return false; ) ou landuse=farmyard (veja em [Link externo oculto para visitantes]" onclick="window.open(this.href);return false; )

Um multipolígono já é tratado diferente e seu entendimento é mais compilado porque forma uma relação ( [Link externo oculto para visitantes]" onclick="window.open(this.href);return false; ) onde os limites de uma fazenda, por exemplo, fazem parte da configuração OUTER (externo) do multipoligono e onde internamente se desejaria inserir objetos formatados como áreas (edificações, rios, lagos, etc.), entretanto se deve ter em mente que no OSM não é correto empregar a configuração multipoligono para retratar como INNER (interno) áreas que fazem parte da externa.
Por exemplo: se existe uma edificação dentro da fazenda aquela edificação é da fazenda e por isso não se deve configura-la como inner. Já um lago dentro da área da fazenda, apesar de estar dentro da área, não faz parte da fazenda e esse sim, seria configurado como inner.
No seu caso é melhor empregar poligonos e não multipolígono.

Re: Incluir Ponto de Interesse

Enviado: 16 Nov 2015, 10:48
por Nepomuceno
Mais uma vez, obrigado.
Uso o polígono muitas vezes, o multipolígono acho que nunca usei.
A minha dúvida era mais sombre ponto e polígono, mas como demonstrou, um POI virtual é criado.
Assim, já me elucidou muita coisa e acredito posso começar a escrever minhas primeiras "linhas de comando".
Um abraço.

Re: Incluir Ponto de Interesse

Enviado: 21 Nov 2015, 20:47
por hctomio
Nepomuceno,

O OSM usa tres elementos para represntar objetos: o ponto, a linha e a área.
Então vc pode usar aquele que achar adequado, mas o importante sãoa s tag's que vc vai usar para identificá-lo: amenity, office, landuse,..

Um posto de gasolina pode ser mapeado como um ponto ou uma área. O compilador Cocar está preparado para reconhecer ambos.
Assim é para igrejas, comercios, industrias,...

Existe uma comunidade do talk-osm que vc também pode tirar suas dúvidas.

Se quiser consultar o arquivo de mensagens desta comunidade:
[Link externo oculto para visitantes]" onclick="window.open(this.href);return false;