Perguntas frequentes

paulocarvalho

Perguntas frequentes

Mensagem por paulocarvalho »

1- Posso contribuir para o OSM com os mapas que eu desenvolvo?
Pode. Toda produção de suas mãos é obra sua. Todo dado que seja de domínio público pode ser incluído. Dados que sejam cópias do Google, ESRI, Teleatlas, ou outra fonte com copyright restritivo não podem ser incluídos. Dados criados pelos desenvolvedores anteriores que contribuíram no seu mapa devem ter sua permissão para inclusão em outros projetos.

2- E quanto à licença Creative Commons do Tracksource?
O Tracksource não existe juridicamente, portanto não tem obrigações, e direitos.

Até março de 2007 a licença era GPL, quando foi alterada para a Creative Commons mediante resultado de uma enquete: http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=20&t=1380. Acontece que segundo a GPL, não se pode alterar a licença a não ser que TODOS concordem com isso. Cerca de 17% discordaram. Veja a discussão na enquete. Existem pareceres jurídicos muito interessantes.

Mesmo que o Tracksource existisse juridicamente e que a licença fosse regular, ela se aplica aos produtos disponibilizados pelo projeto para download no site. São eles: mapas para Garmin, mapas para Navitel, mapas de fundo para o Trackmaker, arquivos de alerta de POIs, etc. Estes produtos não podem copiados para inclusão em outros projetos.

Já os GTMs e GTIs criados pelos desenvolvedores são obras destes, portanto, seguindo o direto constitucional à liberdade de expressão, os desenvolvedores têm a liberdade de decidir onde publicar sua obra, uma vez que os mapas são produzidos voluntariamente.

Isto não é situação análoga à do empregado ou do prestador de serviços que emprega seu conhecimento técnico ou científico para realizar determinada obra, que pertence ao contratante, mediante remuneração ou contrapartida análoga, com direitos e obrigações de ambas as partes e estabelecidos em contrato.

3- Posso compartilhar dados criados com as ferramentas do Tracksource?
O Trackmaker, usado para criar o GTM, é da Geostudio, que não impõe qualquer restrição. O módulo Editor de Nós, usado para criar o arquivo GTI, é de autoria deste que escreve. O Editor de Nós fora desenvolvido por mim e oferecido ao Tracksource voluntariamente para que os desenvolvedores trabalhassem com muito mais conforto, em substituição à desajeitada Tabela de Dados para adicionar numeração e restrições de manobra. Mais tarde este módulo fora incorporado ao corpo do TSuite. A quem desejar não usar o TSuite posso distribuir cópias do Editor de Nós independente.

4- Os mapas funcionam em Garmin?
Sim. Totalmente funcionais e sem nada a perder em relação aos mapas atualmente publicados pelo Tracksource.

5- Em quais plataformas posso usar os mapas?
PCs, na Web (Google Maps-like), software Mapsource, software Basecamp, aparelhos Garmin (mapas e alertas de POIs), TomTom (alertas de POIs), dispositivos rodando navegador Navit, tablets e smartphones rodando iOS, Android e Windows Phone.

6- É fácil converter os mapas em GTM e GTI para OSM?
Sim. Não é necessário refazer os mapas do zero. Seu trabalho de anos pode ser convertido em poucos passos.

7- Tenho que deixar o Tracksource?
Da parte do OSM não. Desde que seus dados possam ser incluídos no OSM (veja perguntas mais acima), o OSM não exige exclusividade. Tanto que muitos mapeadores do OSM contribuem para outros projetos, como o Wikimapia. Podendo converter os mapas GTM+GTI para o formato OSM, seu trabalho pode ser aproveitado nos dois projetos sem que haja retrabalho. Contudo a recente política monopolista que se instalou no Tracksource tem resultado na expulsão de desenvolvedores que foram descobertos contribuindo para outros projetos. Portanto, antes de contribuir para o OSM, esteja ciente do risco de ser "convidado a se retirar" do Tracksource.
Responder