Rotatória

Avatar do usuário
cocardl
Fundador
Fundador
Mensagens: 61
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:09

Rotatória

Mensagem por cocardl »

O OSM não é exclusivamente para aparelhos GPS, então não devemos mapear apenas para este uso. Qualquer necessidade para emprego em GPS deve-se trabalhar a niver CONVERSOR.

Não se deve nomear rotatória como "Rotatória". Nesses casos, se deve utilizar a tag junction=roundabout. Rotatória é um caso que não tem preset no editor padrão, então deve-se fazer o seguinte (utilizando o editor padrão - iD):

1) Desenhar (ou corrigir) as vias que compõem a rotatória;

2) Marcar como o tipo correspondente (via primária, secundária etc.) conforme o caso;

3) No painel da esquerda, onde se insere as características, descer até o final e clicar no link "Todas as etiquetas" para abrir o painel de tags;

4) Você irá ver as tags que estão definindo a via. Note que cada coisa que você insere em cima cria uma nova tag embaixo (por exemplo, quando você marca a caixinha de mão única, o editor cria a tag oneway=yes);

5) Criar uma linha nova (clicando no botão "mais" ou simplesmente clicando na última tag e apertando tab) e escrevendo "junction" do lado esquerdo e "roundabout" do lado direito.

(Sempre que a gente falar que a tag é nome_da_tag=valor_da_tag, o primeiro nome vai do lado esquerdo e o segundo nome do lado direito).

 


COCAR-DL DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site COCAR-DL, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

 PIX  PIX
CPF 609.970.608-91 Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Re: Rotatória

Mensagem por afmenez »

As rotatórias estão aparecendo no meu GPS como "trevo" ("Continue até o trevo"). Nunca tinha visto esse termo antes em outros mapas, e não achei nenhum tag no OSM com esse valor. De onde está saindo isso?
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Rotatória

Mensagem por Thundercel »

Se elas estiverem configuradas no mapa OSM como rotatorias podemos deduzir que o compilador MKGMAP mão esteja reconhecendo essa TAG.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
paulocarvalho

Re: Rotatória

Mensagem por paulocarvalho »

O mkgmap está fazendo certo, pois já testemunhei a emissão correta de instruções para rotatórias. O que acontece é que as pessoas muitas vezes colocam junction=yes ao invés de junction=roundabout. Verifique o mapa da rotatória em questão.
Responder