Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Mensagem por afmenez »

Não achei qual o lugar mais adequado para postar dúvidas de roteamento, então vou postar aqui. Estou com um problema de roteamento em Porto Alegre que não aparece no OSM, mas aparece quando carrego o mapa no GPS.

Esse é o caminho correto, que é o gerado pelo OSRM:
http://map.project-osrm.org/?hl=en&loc= ... 1171809665
Note que o caminho vai diretamente da Rua João Wallig para a Rua Teixeira Mendes.

Esse é o caminho escolhido quando escolho o destino no GPS:
http://map.project-osrm.org/?hl=en&loc= ... 1171809665
Notem que dessa vez é feito um desvio pela Rua Hugo Candal, que inclusive é de categoria inferior às outras duas. O caminho é viável por aqui, mas é mais longo e passa por dois cruzamentos em vez de um semáforo.

Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Não achei nenhum problema no OSM, até porque se houvesse acho que o OSRM não estaria gerando a rota correta.

Obrigado,

Alexandre

 


COCAR-DL DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site COCAR-DL, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

 PIX  PIX
CPF 609.970.608-91 Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Mensagem por hctomio »

Alexandre,

Arriscaria dizer que o gps escolheu o segundo caminho em razão de serem mãos unicas.
Entende assim, que estas vias são mais rápidas (que deve ser como está configurados seu gps) que as outras.

Eu experimentaria colocar velocidade maxima 40 km/h no trecho da Rua Desembargador Hugo Candal (que está sem velocidade, embora por default seria 40), pra ver se o gps opta por continuar na Avenida João Wallig (setada com 60km/h).

Tb, não é possivel simplificar as restrições do nó http://www.openstreetmap.org/node/2768814103" onclick="window.open(this.href);return false; para apenas "seguir em frente"? Talvez isto estaria confundindo o gps.

hctomio.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Re: Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Mensagem por afmenez »

hctomio escreveu: Arriscaria dizer que o gps escolheu o segundo caminho em razão de serem mãos unicas.
Entende assim, que estas vias são mais rápidas (que deve ser como está configurados seu gps) que as outras.
Não conhecia essa preferência por mão única, mas é uma hipótese válida. Vou verificar se mudando a prioridade para "menor distância' faz alguma diferença.
hctomio escreveu: Eu experimentaria colocar velocidade maxima 40 km/h no trecho da Rua Desembargador Hugo Candal (que está sem velocidade, embora por default seria 40), pra ver se o gps opta por continuar na Avenida João Wallig (setada com 60km/h).
Infelizmente o mkgmap ainda não reconhece os limites de velocidade, portanto isso não teria nenhum impacto no mapa do GPS.
hctomio escreveu: Tb, não é possivel simplificar as restrições do nó http://www.openstreetmap.org/node/2768814103" onclick="window.open(this.href);return false; para apenas "seguir em frente"? Talvez isto estaria confundindo o gps.
As restrições existentes são apenas proibindo a conversão à esquerda (em todas as vias do nó). Alterá-las para "seguir em frente" proibiria também a conversão à direita, o que não corresponde à realidade.

Obrigado pela ajuda!
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Mensagem por Thundercel »

O algoritmo garmin continua sendo uma grande incognita para nós.

Muitos fatores interferem no calculo de roteamento para caminho mais rápido e nem sempre aquele que imaginamos ser o mais mais rapido o é.

Estive dando uma olhada nesse problema identificado por voce e realmente pelo mapsource ele dá a volta informada não seguindo pelo caminho mais lógico, entretanto se no Mapsource selecionarmos em Editar / Preferencias / Rota / em preferencias de estradas aumentarmos para dar preferencia estradas ele roteia corretamente.
1.jpg
Roteamento dessa forma:
2.jpg
Esse roteamento está correto porque configurei dar preferencia por estrada em caminho mais rápido e no local apontado a via tem classifificação maior que a onde faz o contorno.
A velocidade configurada para a via influe sim e geralmente, quando desejo que o roteamento não ocorra por determinada via reduzo a velocidade dela ou aumento a da via onde quero que passe.
No ano passado, quando estava eu encontrando um problema de roteamento no Espírito Santo andei pesquisando foruns internacionais e um cara lá disse que semaforos na via também interferem no roteamento.
Nesse seu exemplo não identifiquei problemas nas restrições de manobra no cruzamento onde estão os semaforos, entretanto eles existem e pelo visto o roteamento para caminho mais rapido, sem situação normal (sem dar preferencia por estrada), não está roteando pela via onde eles estão.
Talves exista alguma configuração na renderização que exclua os semaforos, entretanto essa é outra "estória" a ser pesquisada por nós.
Na minha opinião, renderizar semaforos que não tem cameras de avanço não faz sentido. Trabalhando com alertas identifico como importante sabermos onde estão os semaforos com camera, mas esses fazem parte de aoutro arquivo para garmin que são POis de alerta em formato GPI.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Re: Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Mensagem por afmenez »

Infelizmente não existem todas essas opções de roteamento no Aparelho, tentei usar o "mais curto" no lugar do "mais rápido", mas aí tive problemas em outros trechos do caminho. O fato é que o caminho direto é mais curto e mais rápido, por isso quero conseguir fazer a correção no mapa.

Eu achei que a velocidade era ignorada porque os limites não aparecem no mapa no aparelho, mas não me dei conta que eles podem estar sendo considerados na hora da categorização das vias. O hctomio tinha razão nessa. Coloquei agora o limite de 30km/h na Hugo Candal, vamos ver se ajuda.

Quanto ao semáforo, o caminho pela Hugo Candal passa por duas placas de pare, o que acaba sendo pior que o semáforo. Um das placas já estava lá (na Teixeira Mendes), coloquei agora a da Hugo Candal para garantir que todos os dados estão lá.

Vou esperar a propagação dos dados para compilar e testar se resolveu o problema.

Obrigado pela ajuda,

Alexandre
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Re: Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Mensagem por afmenez »

Infelizmente a alteração de velocidade e as placas de pare não tiveram nenhuma influência no roteamento. Continuo aberto a sugestões.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Mensagem por Thundercel »

Em outras situações parecidas consegui resolver o problema aplicando classe de via superior onde desejo que se passe o roteamento e inferior onde não desejo que ele passe.

O pequeno trecho da João Wallig ali, se alterado de terciária para secundária talvez puxe o roteamento para ele.

No caso identifico que ali temos vias secundárias e terciárias.

Eu faria um teste alterando o pequeno trecho no final da João wallig de terciaria para secundaria.

Para fazer sentido essa alteração tenho de dar continuidade a via secundária e por isso alteraria a Teixeira Mendes e Carlos Hubber, do entroncamento da João Wallig até a Protásio Alves de terciárias para secundárias. Considerando que a Carlos Hubber é sentido unico da Protásio até a Balduino, isso nos obrigaria a selecionar também secundaria para se chegar a Protasio o trecho da Balduino da Carlos Hubber a Matias José/João Bastian e dessa ultima até a Protásio.

Essas alterações, na minha opinião, fazem sentido porque a a Carlos Hubber saindo da Protásio e a matias José chegando como secundária tem do lado Sul a Cristiano Fisher próxima saindo e chegando com secundária.

Estive analisando pelo waze o emprego dessas vias pelos utilizadores e olhe o que encontrei:
1.jpg
Pelo que observo essas vias alteradas para secundária tem mais utilização que a Teixeira Mendes e Ernesto Ludwig que já estão como secundárias. Interessante que o gaúcho emprega muito a Matias José/João Bastian para chegar a Protásio. De todas essa é a mais empregada.
Esse é o argumento a ser utilizado se alguém criticar a alteração proposta.

Eu faria esse teste e depois veria o resultado.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Mensagem por hctomio »

afmenez, fiquei curioso para saber se vc conseguiu fazer o gps entender o melhor caminho?
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Re: Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Mensagem por afmenez »

Na verdade não, as alterações sugeridas pelo Thundercel são extensas, e tem um pessoal aqui em Porto Alegre que é meio cri-cri em relação à categorização de vias. Promovi agora apenas o trecho final da João Wallig, que não conecta com nenhuma outra secundária mas era o único trecho da via que ainda não era. Vamos ver se ajuda.
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Roteamento com desvios desnecessários em PoA

Mensagem por hctomio »

É, essa diretriz do Openstreetmap ser liberado geral, acaba deixando a gente sujeito a essas coisas... :lol:

Fico na torcida pra vc conseguir acertar a direção deste teu copiloto!!
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Responder