Atualização de mapas

Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Atualização de mapas

Mensagem por hctomio »

Colegas, compreendo perfeitamente o trabalho que envolve essas compilações diárias.

Querendo encerrar essas compilações ou mudar algo, sem problemas da minha parte.

Preciso me inteirar melhor desse universo da compilação e melhorar o computador usado, para ter os mapas de testes que utilizo.

Minha duvida é como poderemos manter uma homogeneidade nos mapas produzidos por cada usuario compilador.

Vamos disponibilizar algum arquivo atualizado referente ao compilador? Manter um post especifico para as discussões e dúvidas?
hctomio
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago

 


COCAR-DL DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site COCAR-DL, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

 PIX  PIX
CPF 609.970.608-91 Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Atualização de mapas

Mensagem por Thundercel »

Preciso me inteirar melhor desse universo da compilação e melhorar o computador usado, para ter os mapas de testes que utilizo.
Na minha opinião qualquer maquina compila. O que ocorre de diferente é o tempo de compilação.
Emprego o windows 8.1 PRO 64 BITs e quando carrego o java nele não roda o KIT por falta de memoria VM (virtual machine). para rodar sem esse erro tenho de carregar o java de 64 bits nele que está disponivel em https://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp" onclick="window.open(this.href);return false;
No arquivo BAT existe a linha:

Código: Selecionar todos

SET _max_mem_MB=4000
nela inserimos a reserva de memoria que queremos dispor na compilação. Se tem voce uma maquina com apenas 2 GB de memoria RAM deve altera o valor dessa linha de 4000 para 1000.
Não sou expert no assunto, mas andei lendo que não basta alterar aí, existe também uma alteração a ser feita no windows, na reserva de memoria por ele para rodar o java. para isso siga o descrito em http://pt.wikihow.com/Aumentar-a-Mem%C3 ... -Windows-7" onclick="window.open(this.href);return false;
Minha duvida é como poderemos manter uma homogeneidade nos mapas produzidos por cada usuario compilador.

Vamos disponibilizar algum arquivo atualizado referente ao compilador? Manter um post especifico para as discussões e dúvidas?
Sim, manteremos um KIT atualizado e disponivel em local publico daqui.
Não o fizemos ainda por falta de tempo e porque nos encontramos cada um em plena atualização do KIT que emprega. Necessitamos criar aqui no forum uma categoria de forum que tratará tão somente do KIT. Nela teremos um forum onde disponibilizaremos o KIT atualizado e comentarios sobre a atualização, o que consta nela.
Nesse mesma categoria de forum existirá um forum contendo uma Wishlist (lista de desejos) de todas providencias que teremos de analisar e adotar no KIT.
Por fim, nessa mesma categoria de forum existirá o forum de debates onde poderemos extrair duvidas e também coletar dados para compor a Wishlist.
A idéia que o usuário só possa abrir topico ou postar no forum de debates. Aos foruns do KIT e da Wishlist somente os moderadores poderão abrir topico ou postar.

Se o utilizador insere ou exclui dado do KIT baixado é outra estória e não daremos suporte a esse.

Isso é idéia, mas nada impede que existam propostas de soluções diferentes.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Re: Atualização de mapas

Mensagem por afmenez »

Que tal usar um site específico para desenvolvimento, com versionamento de fontes, controle de bugs e wishlist, etc? Sugiro o github.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Atualização de mapas

Mensagem por Thundercel »

afmenez,
a proposta é boa, mas na minha opinião eficiente, mas ineficaz no momento uma vez que estaríamos com um desenvolvimento fora do nosso site e bem sabe voce que por enquanto carecemos de colaboradores.

Se por enquanto poucos estão ajudando aqui imagina ingressarem em outro site para ajudar no que aqui é comentado.

Talvez em uma primeira instância podemos criar aqui e com o aumento de colaboradores poderíamos migrar para lá.

A idéia de se criar esse desenvolvimento, por enquanto aqui, permitir que qualquer um registrado que aqui ingresse possa informar bugs, propor idéias e quem sabe soluções.

Acabei de crar a categoria de foruns de nome
COCAR - KIT DE RENDERIZAÇÃO
e os foruns para críticas e soluções. Dado a sua importância, ela é a primeira categoria de foruns vista para visitantes e registrados, para moderadores é a segunda porque a primeira é a área reservada a administração. Ela está em http://cocardl.com.br/viewforum.php?f=69" onclick="window.open(this.href);return false;

Ali criei 3 Foruns onde os dois primeiros: KITs DE RENDERIZAÇÃO e KITs wishlist são restritos a postagens para não moderadores, usuários visitantes ou registrados são podem ler o conteudo e não tem permissão de postagem.

O terceiro forum criado é o Debates onde além dos moderadores podem também abrir tópico ou postar em um aberto os usuários registrados no site. Visitantes só tem leitura desse forum e de seus tópicos.

Em minha maquina havia eu separado do KIT a renderização dos COCAR BR e COCAR Estaduais. Assim coloquei lá no forum KITs DE RENDERIZAÇÃO download para o KIT COCAR BR e COCAR SA que venho empregando e no meu entendimento atualizado, pelo menos por mim.

Acredito que com isso, aqueles que mexeram nos seus KIts poderão no forum Debates contribuir com informações a serem inseridas no KIT original COCAR.

Bem, essa é uma idéia já posta em prática sujeito a críticas seguidas de propostas e/ou soluções.

Com essa ação moverei o forum onde disponibilizávamos os KITs para a área reservada fins retira-lo de visão publica.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Atualização de mapas

Mensagem por hctomio »

afmenez, eu acredito que a sua proposta é mais eficiente no controle e organização das atualizações dos compiladores.

Mas concordo com Thundercel, que utilizar o forum da Cocar estruturado como foi feito (Renderização, Kits, Wishlist, Debates), parece uma boa forma de mantermos os colaboradores reunidos em um mesmo lugar, até que o amadurecimento destas discussões indiquem a necessidade de mudar de plataforma.

Bom, é apenas minha opinião, acato o que for decidido.
Cordialmente,
hctomio.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Atualização de mapas

Mensagem por hctomio »

Wesley, os seus mapas compilados diariamente utilizam o mesmo kit disponibilizado para download na página da CocarDL, ou podem haver diferenças?

Pergunto porque recentemente pedi para o Thundercel, inclusões de algumas categorias de Poi's no renderizador.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Atualização de mapas

Mensagem por Thundercel »

hctomio,
acredito que ele ainda não teve tempo de baixar o que disponibilizamos e emprega-los. Ele deve estar empregando um que ele mexeu e está na máquina dele.

Por falar em KIT devo nesses dias atualizar os que estão lá dísponiveis para download porque fizemos inúmeras alterações não só em styles como também no BAT e na versão do Mkgmap nele inserida.

Uma importante alteração ocorreu no proprio Mkgmap pelos desenvolvedores dele quando solicitamos na lista do Mkgmap que na existência de um POI Admin_centre na relação boundary administrativo, que a função add-poi-to-área do Mkgmap não criasse o POI virtual no centro da área duplicando na busca o POI da cidade sede do município ou estado, em locais diferentes. Eles incluiram esse filtro na versão r3593 do Mkgmap e agora o mapa COCAR estampa somente 1 POI na busca por cidade de um estado quando esse POI se encontra na relação boundary correspondente como membro admin_centre.

Muitas relações boundarys administrativo no OSM ainda estão sem o membro admin_centre e por essa razão estamos gradativamente incluindo. se alguém desejar também ajudar nessa empreitada podemos em outro tópico fazer um tutorial de como incluir.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Atualização de mapas

Mensagem por hctomio »

Grato Thundercel e feliz pelas boas notícias. :D

O video sempre ajuda, mas vc poderia explicar resumidamente como adicionar esta Poi admin_centre ou indicar onde poderia achar uma explicação? :?:

Acredito que posso ajudar, conferindo as cidades da região e estado. Embora desconfio que o Anor fez um excelente trabalho neste sentido.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Atualização de mapas

Mensagem por Thundercel »

hctomio,
deve existir uma opção mais facil, mas vou comentar como faço:

Logo no inicio da compilação o KIT cria uma pasta cache_index e dentro dela um arquivo de nome (mapa compilado)-latest-boundaries.osm

Abro meu JOSM e nele, no menu, seleciono arquivo e mando abrir esse arquivo.

Aberto esse arquivo do mapa Brasil veremos no JOSM:
1.jpg
Pode-se trabalhar com o mouse nesse mapa, aplicando zoom e arrastando entretanto lembro que esse mapa é pesado e demora a responder aos comandos.

No JOSM, nos quadros à direita existe o de "Relações". se não estiver enxergando esse quadro vá no menu superior do JOSM e em "Janelas" selecione a de "relações".

Nesse quadro temos todas os limites administrativos renderizados pelo nosso KIT listados por admin level onde o admin level 2 é o país, 3 região, 4 estado, 8 municipio, 9 distrito e 10 bairro. os incompletos que ali aparecem são os de fora do Brasil e não devemos nos preocupar com eles. Os do Brasil devem estar todos completos, caso contrário a área boundary não será indexada.

Lembro que o admin_centre é a capital, é a cidade onde fica a Prefeitura, para município, Governo para estado ou País.

Para que na busca por país, estado, cidade apareça somente o resultado da cidade admin_centre essa tem de estar incluída como membro admin_centre na relação boundary do municipio ou estado.

Vamos a um exemplo prático de uma cidade que não tem o admin_centre como membro da relação boundary dela.

Comendador Gomes - MG

1 - Se fizermos uma busca no OSM por esse município
2.jpg
Clicarmos no link do Limite de Município encontrado, será estampado:
3.jpg
Observe que só é estampado os membros do boundary e mais nada, nem o comando add-poi-to-area dado ao mkgmap criou um POI virtual no centro dessa área. Não estamos convictos ainda, mas identificamos que quando não existe a tag=place na área o add-poi-to-área não cria o POI virtual.

Se pelo mapsource procurar cidades digitando: estado Minas Gerais e cidade Comendador Gomes, terá retorno de somente 1 POI exatamente onde queremos que á a cidade Comendador Gomes, entretanto, se existir a tag place na relação boundary de Comendador Gomes terá voce no resultado da busca 2 POIs Comendador Gomes, sendo um na cidade e outro no centro da área boundary do município.

Para nós o ideal seria retirar a tag place dos boundarys, mas fomos voto vencido na lista OSM porque a maioria diz que é importante para certos renderizadores se saber o centro da área do municipio e não o admin_centre somente.

Por essa razão estão inserindo essa tag place nos boundarys do Brasil e esse trabalho já está uns 60% completo.

2 - Continuando as informações de se adicionar o admin_centre na relação devemos no quadro de relações do JOSM (informado acima) encontrar a cidade Comendador Gomes no nivel 8.
Atente que a lista é sequencial por admin_level e município está na sequencia Limite (8) que é o level de município.
4.jpg
3 - Encontrado o municipio desejado, por garantia, porque estamos trabalhando com os limites gerados pelo nosso KIT, se clica com o botão direito do mouse sobre ele e seleciona-se baixar membros. Assim estaremos seguros que iremos trabalhar com os dados de limite do OSM e não os do nosso KIT.
5.jpg
4 - Na imagem no JOSM não aparece o POI da cidade que será incluído como membro na relação, Para que ele apareça devemos baixá-lo do OSM. para isso selecione no Menu superior do JOSM, a seta para baixar dados do OSM (terceiro icone do menu).

No quadro que se abre tem o mapa OSM e nele devemos navegar e identificar a cidade que queremos incluir como admin_centre na relação boundary (limite). Encontrando devemos, para não baixar muitos dados e o tempo for maior, fazer uma seleção pequena de forma a baixar somente a pequena área onde tem o POI da cidade. O POI não aparece em ícone, mas aparece o nome dela e por isso se baixa somente a área pegando o nome que basta para o desejado.
6.jpg
5 - Baixado observe que no interior da área do município (que não tinha nada) aparece agora algumas vias e o POI da cidade que queremos.
7.jpg
6 - Novamente devemos voltar ao quadro de relações do JOSM e comandar a seleção de município. Comandado os limites dele ficarão na cor rosa.
Selecionado, no Rodapé desse quadro devemos clicar no Editar para podermos editar a relação boundary e nela inserir um novo membro, o admin_centre.
8.jpg
7 - Tendo clicado no editar aparecerá o quadro de edição que devemos mover para o lado que desejarmos de nossa tela para ficar confortavel.

Tudo confortavel, vendo o POI da cidade e o quadro de relação, devemos primeiro selecionar o POI da cidade clicando nele.

Selecionado esse aparecerá no quadro de edição aberto, no campo seleção (confira sempre isso), com o nome da cidade.

Aparecendo clicamos da seta para mover essa seleção para o campo Membros e onde já existem os outros membros que na verdade são os ways (caminhos) que formam a área do município.
9.jpg
Movido esse aparecerá no quadro de membros, entretanto sem regra para ele, com o campo regra em branco.
a.jpg
8 - Clica-se no quadro da regra para digitarmos nele. Ali basta digitar admin_centre (quando digitamos a letra "a" de admin_centre já aparece o nome para seleção).

Feito tudo isso clica-se "Aceitar" na parte inferior do quadro de edição para que ele salve o que fizemos.

Terminado basta enviar esses dados para o OSM clicando-se no icone de seta verde correspondente do menu superior.
b.jpg
Não necessita, mas se desejar verificar que tudo deu certo, pode, no quadro de relações do JOSM, clicar com a tecla direita no município e no quadro de opções selecionar membros que fará com que se ilumine no mapa o limite do município e o POI da cidade.

Pode também na busca pela cidade pelo OSM, comentado no inicio dessa explanação, certificar-se que o POI da cidade acendeu.
c.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Atualização de mapas

Mensagem por hctomio »

Excelente tutorial Thundercel !! Bem detalhado.

Vou estudar com atenção e ajudar nas edições.

Muito obrigado e bom final de semana a todos!!

hctomio
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Responder