Excesso de prédios no mapa

Duvidas, informações e sugestões sobre o KIT

Re: Excesso de prédios no mapa

Mensagempor Thundercel » 19 Jun 2016, 00:19

Em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se. identificamos uma infinidade de situações onde se emprega o amenity. Não devemos confundir amenity com building.

Predios são configurados building=yes e o editor pode agregar o amenity na configuração do poligono para dizer o que tem naquele prédio.

A função -add-pois-to-areas do Mkgmap e empregada por nós indexa o amenity no centro do poligono building.

Estranho ter voce removido o amenity e o objeto continuar sendo encontrado na busca. Quem define o objeto é o contido no amenity.

Por exemplo:
Se desenho o predio de um Posto de Combustivel, configuro assim o poligono:
building=yes
amenity=fuel
name= em branco porque não sei o nome do posto
brand= Shell

Se voce exclue o processamento do amenity o Mkgmap não processa aquele Posto porque é o amenity que define o objeto existente no poligono.
Thundercel
Administrador

Mensagempor afmenez » 20 Jun 2016, 18:19

Thundercel escreveu:Em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se. identificamos uma infinidade de situações onde se emprega o amenity. Não devemos confundir amenity com building.

Predios são configurados building=yes e o editor pode agregar o amenity na configuração do poligono para dizer o que tem naquele prédio.

A função -add-pois-to-areas do Mkgmap e empregada por nós indexa o amenity no centro do poligono building.

Estranho ter voce removido o amenity e o objeto continuar sendo encontrado na busca. Quem define o objeto é o contido no amenity.

Por exemplo:
Se desenho o predio de um Posto de Combustivel, configuro assim o poligono:
building=yes
amenity=fuel
name= em branco porque não sei o nome do posto
brand= Shell

Se voce exclue o processamento do amenity o Mkgmap não processa aquele Posto porque é o amenity que define o objeto existente no poligono.

Pois é, eu ainda não entendo bem como funcionam os estilos. Assumi que tudo o que estava no arquivo polygons era para desenho de polígonos e não para busca. O teste que fiz foi busca de restaurantes, supermerncados e escolas, que foram removido do polygons e a busca continuou funcionando no GPS e no Basecamp. Devem estar definidos também em algum outro lugar, ou então o parâmetro --add-pois-to-areas faz a busca continuar funcionando.

Não cheguei a testar com posto porque não estava declarado como amenity no polygons, por isso não fiz nenhuma alteração nesse sentido.
afmenez
Moderador

Mensagempor Thundercel » 20 Jun 2016, 21:02

O teste que fiz foi busca de restaurantes, supermerncados e escolas, que foram removido do polygons e a busca continuou funcionando no GPS e no Basecamp. Devem estar definidos também em algum outro lugar, ou então o parâmetro --add-pois-to-areas faz a busca continuar funcionando.

Não cheguei a testar com posto porque não estava declarado como amenity no polygons, por isso não fiz nenhuma alteração nesse sentido.
Como citei, emprego o amenity na configuração do polígono e não em um POI isolado dentro do poligono porque isso é errado de acordo com as regras OSM.

Existem muitos desses casos no PSM e quando encontro algum logo excluo o POI por ser redundante.

Para o teste identifique um restaurante, supermercado, escola, etc... cujo amenity desses objetos estejam inseridos na configuração do poligono building e não em POI isolado dentro do poligono.

Por exemplo:
1 observe um erro em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se.
Nesse local o editor incluiu um POI do Mac Donald e posteriormente outro editor criou o poligono de building=yes envolvendo o POI.
Nesse caso não existe o amenity na configuração do building=yes o que seria correto.

2 - agora observe o correto em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se.
Nesse local o editor desenhou o poligono de igreja configurado assim:
amenity=place_of_worship
building=yes
name=Igreja Adventista do Sétimo Dia
Se voce exclui o amenity exclui, consequentemente a indexação dessa Igreja.

Interessante que para encontrar o segundo exemplo identifiquei que em Porto Alegre fica dificil encontrar um poligono building que não contenha o POI isolado em seu interior. Talvez não tenha voce identificado o problema nos testes porque a maioria dos POIs em Porto Alegre estão isolados e não configurados no poligono building do POI.

Observe as orientação quando do emprego da tag building=yes em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se. em especial o citado:
Useful combination

addr=*
name=*
height=*
building:levels=*
entrance=*
shop=*
amenity=*
office=*
craft=*
building:architecture=*
Thundercel
Administrador

Mensagempor afmenez » 21 Jun 2016, 11:33

Thundercel escreveu:Para o teste identifique um restaurante, supermercado, escola, etc... cujo amenity desses objetos estejam inseridos na configuração do poligono building e não em POI isolado dentro do poligono.

Na verdade foi o que fiz, com POIs que eu mesmo havia inserido anteriormente no mapa:
Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se.
Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se. (esse o ID colocou como shop e não amenity)

Thundercel escreveu:Por exemplo:
1 observe um erro em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se.
Nesse local o editor incluiu um POI do Mac Donald e posteriormente outro editor criou o poligono de building=yes envolvendo o POI.
Nesse caso não existe o amenity na configuração do building=yes o que seria correto.

Por coincidência, eu mesmo tinha colocado esse POI, e recentemente foi feita uma importação das edificações. Existem dezenas de situações semelhantes em PoA, que devem ser agora corrigidas manualmente. Mas o fato é que com a minha proposta mesmo esses casos com erro continuam funcionando.

Thundercel escreveu:2 - agora observe o correto em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se.
Nesse local o editor desenhou o poligono de igreja configurado assim:
amenity=place_of_worship
building=yes
name=Igreja Adventista do Sétimo Dia
Se voce exclui o amenity exclui, consequentemente a indexação dessa Igreja.

Na verdade acabei de fazer o teste com o meu mapa e continua funcionando bem a busca por esse POI (Basecamp e GPS).

Thundercel escreveu:Interessante que para encontrar o segundo exemplo identifiquei que em Porto Alegre fica dificil encontrar um poligono building que não contenha o POI isolado em seu interior. Talvez não tenha voce identificado o problema nos testes porque a maioria dos POIs em Porto Alegre estão isolados e não configurados no poligono building do POI.

Isso é por causa da importação que mencionei acima, que aliás foi o que desencadeou essa thread. Com o tempo isso vai ser resolvido, mas não acho que seja um problema agora.
afmenez
Moderador

Mensagempor Thundercel » 21 Jun 2016, 20:43

Na verdade foi o que fiz, com POIs que eu mesmo havia inserido anteriormente no mapa:
Voce buscou na opção restaurantes ou fez a busca pelo nome. O que citei é que voce não processando o amenity perde a tipo de objeto, no caso restaurante. O nome do restaurante continua, mas perde a busca por restaurante mais proximo.
Por coincidência, eu mesmo tinha colocado esse POI, e recentemente foi feita uma importação das edificações. Existem dezenas de situações semelhantes em PoA, que devem ser agora corrigidas manualmente. Mas o fato é que com a minha proposta mesmo esses casos com erro continuam funcionando.
Esses casos errados funcionam porque existe um POI isolado, configurado fora da configuração do poligono.
Na verdade acabei de fazer o teste com o meu mapa e continua funcionando bem a busca por esse POI (Basecamp e GPS).
Volto a citar que deve estar fazendo o teste buscando pelo nome e não dentro de uma categoria. O amenity define a categoria do POI.
Thundercel
Administrador

Mensagempor afmenez » 21 Jun 2016, 22:24

Thundercel escreveu:
afmenez escreveu:Na verdade foi o que fiz, com POIs que eu mesmo havia inserido anteriormente no mapa:
Voce buscou na opção restaurantes ou fez a busca pelo nome. O que citei é que voce não processando o amenity perde a tipo de objeto, no caso restaurante. O nome do restaurante continua, mas perde a busca por restaurante mais proximo.

Funciona a busca das duas maneiras, por nome ou categoria, tanto no GPS quanto no Basecamp. Não tenho o Mapsource para testar.

Thundercel escreveu:
afmenez escreveu:Na verdade acabei de fazer o teste com o meu mapa e continua funcionando bem a busca por esse POI (Basecamp e GPS).
Volto a citar que deve estar fazendo o teste buscando pelo nome e não dentro de uma categoria. O amenity define a categoria do POI.

Volto a citar que funciona a busca das duas maneiras, por nome ou categoria, tanto no GPS quanto no Basecamp. Não tenho o Mapsource para testar.
afmenez
Moderador

Mensagempor Thundercel » 21 Jun 2016, 22:48

Funciona a busca das duas maneiras, por nome ou categoria, tanto no GPS quanto no Basecamp. Não tenho o Mapsource para testar.
Muito estranho.
Busca por nome funciona porque o nome é indexado já que não foi excluiddo.
Estranho a busca por categoria já que é o amenity que a define. Tecnicamente se não processamos o amenity a categoria do objeto não será processada.
Se voce obteve sucesso na busca por categoria não processando o amenity, gostaria de saber o que está indexando a categoria.

Acabei de verificar no overpass turbo e no Brasil temos a seguinte quantidade:

alt_name = 18.528 ocorrencias
old_name = 5.658 ocorrencias

Código: Selecionar todos
Pro old_name: http://overpass-turbo.eu/s/gUP
"total": 5658,
"nodes": 294,
"ways": 5261,
"relations": 103,
"areas": 0

Pro alt_name: http://overpass-turbo.eu/s/gUQ
"total": 18528,
"nodes": 3816,
"ways": 14136,
"relations": 576,
"areas": 0

Se você executar ele vai avisar que não retornou nenhum dado, mas é só mandar continuar (clicando em show data).
Ele vai mostrar só a quantidade de objeto com essas tags (sem mostrar na tela)
Em função da quantidade significativa do emprego dessas tags no Brasil não sou favoravel a penaliza-las para empregar abreviatura de via.
Thundercel
Administrador

Mensagempor afmenez » 21 Jun 2016, 23:22

Esse assunto é de outra thread, mas acredito que o número importante é de quantas vias tem ambos alt_name e old_name. Alem disso, como eu disse na outra thread, todos os alt_name que encontrei por aqui são de numerais por extenso, não sei qual a utilidade disso na busca.
afmenez
Moderador

Mensagempor Thundercel » 22 Jun 2016, 00:03

mas acredito que o número importante é de quantas vias tem ambos alt_name e old_name
Posso solicitar ao nelson que faça o script dessa consulta, porém continuo sendo de opinião que não podemos e não devemos agrupar duas informações, no meu entendimento importantes (alt_name e old_name), só para empregar abreviatura.
todos os alt_name que encontrei por aqui são de numerais por extenso, não sei qual a utilidade disso na busca.
a utilidade disso é permitir que o utilizador encontre a via na busca digitando com os numerais ou com esses por extenso. Ambas as formas são indexadas.

Esse assunto foi debatido na lista talk_BR e ficou por consenso acertado que os editores do Brasil deveriam adotar o alt_name quando uma via contivesse numeral. Ficaria no name o numeral e no alt_name esse numeral por extenso.
Thundercel
Administrador

Mensagempor afmenez » 05 Jul 2016, 15:44

Quanto ao assunto original da thread, a eliminação dos polígonos de prédios. Consultei a lista do mkgmap e fui informado de que o processamento dos POIs é feito antes dos polígonos, portanto a remoção dos polígonos não tem nenhum efeito na indexação dos POIs.
Já estou usando há algumas semanas assim e não tive nenhum problema indexação ou falha de renderização.
afmenez
Moderador

AnteriorPróximo

Voltar para Debates