Excesso de prédios no mapa

Duvidas, informações e sugestões sobre o KIT

Excesso de prédios no mapa

Mensagempor afmenez » 08 Mai 2016, 19:03

Olá,

Notei que em algumas áreas de Porto Alegre onde o mapeamento está mais completo (como a área do centro, por exemplo), o GPS acaba ficando muito lento o que prejudica bastante a navegação. Acredito que isso acontece porque estamos colocando no mapa todos os prédios mapeados, mesmo aqueles que não são convertidos em POIs. Como experiência, removi a seguinte linha do arquivo polygon:

Código: Selecionar todos
# building tag should be last
#(building=* | amenity=*) & area!=no & amenity!=grave_yard [0x13 resolution 24]

O efeito parace ser o que eu queria, a quantidade de polígonos reduziu drasticamente e a navegação no centro da cidade ficou bem mais fluida. Meu receio é que tenha prejudicado algum outro recurso (busca por endereço, por exemplo). Alguém mais disposto a testar?

[]s,

Alexandre
afmenez
Moderador

Re: Excesso de prédios no mapa

Mensagempor Thundercel » 08 Mai 2016, 20:03

Considero válida sua preocupação entretanto não podemos e não devemos esquecer que muitos editores inserem os dados do objeto no polígono.

A função --add-pois-to-areas ^ existente no arquivo de compilação adiciona um POI virtual no centro geométrico da área e esse POI é indexado para ser encontrado no sistema de busca.

Essa situação de POI virtual tem me preocupado porque dependendo da área desenhada o POI virtual ficará no centro geométrico dela e algumas vezes longe de alguma via roteavel não completando o roteamento para o POI. Essa situação ocorreu comigo aqui em Vila Velha quando meu nuvi 3597 acusava impossibilidade de roteamento para o POI de um shopping. Contornei o problema inserindo porta de entrada no shopping. Nesses casos o POI virtual é substituído pela porta de entrada.
Veja em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se.

Talvez aplicar um código garmin transparente seria mais adequado de forma a não alterar os dados indexados pelo POI desenhado como poligono.
Thundercel
Administrador

Mensagempor hctomio » 26 Mai 2016, 18:54

afmenez,

Tenho noticias preocupantes qto a sua informação dos predios no mapa.
Está ocorrendo uma grande importação de predios neste momento em POA.

Será importante verificar o comportamento do gps depois disto.
Mas, se lá no exterior os prédios já estão lançados, porque não ocorrem problemas com os mapas compilados nos outros países?
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
hctomio
Moderador

Mensagempor Thundercel » 26 Mai 2016, 19:53

Amigos, como alguns já devem saber resido agora em Vila Velha - ES que é um municipio colado a Vitória.

Algum editor incluiu todos os prédios em Vitória, como pode ser visto em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se.

Tenho trafegado bastante por essa cidade com meu garmin nuvi 3597 e até o presente momento não identifiquei qualquer tipo de atraso quando do roteamento pela cidade.

Não podemos deixar de considerar que o modelo de nuvi que emprego tem um potente processador e isso pode influir no desempenho dele com muitos dados no mapa.

Em que pese isso não podemos descartar a possibilidade de configurações incorretas de navegação nos outros aparelhos com processadores inferiores.

Outra situação que devemos considerar é a compilação do mapa empregando um KIT alterado. No meu caso tenho navegado com o mapa compilado com o KIT original.

Por fim deve-se analisar o que se tem carregado no GPS, além do mapa, e que utiliza durante a navegação o processador.
Thundercel
Administrador

Mensagempor afmenez » 03 Jun 2016, 00:21

hctomio escreveu:Tenho noticias preocupantes qto a sua informação dos predios no mapa.
Está ocorrendo uma grande importação de predios neste momento em POA.

Realmente notei que foi feita uma segunda importação, com vários bairros agora. Espero que a importação chegue logo aqui nos meus cafundós. :D

hctomio escreveu:Será importante verificar o comportamento do gps depois disto.

O comportamento agora é o mesmo que eu tinha notado no centro da cidade, só que agora em mais bairros.

hctomio escreveu:Mas, se lá no exterior os prédios já estão lançados, porque não ocorrem problemas com os mapas compilados nos outros países?

Nunca usei os mapas dos países mais completos, mas tudo depende da configuração que estão usando na conversão. O estilo deles pode não conter os prédios por exemplo, que é o que estou sugerindo por aqui.

Thundercel escreveu:Amigos, como alguns já devem saber resido agora em Vila Velha - ES que é um municipio colado a Vitória.

Algum editor incluiu todos os prédios em Vitória, como pode ser visto em http://www.openstreetmap.org/relation/1825817

Realmente parece haver ainda mais prédios em Vitória do que em Porto Alegre, espero que cheguemos nesse ponto um dia.

Thundercel escreveu:Tenho trafegado bastante por essa cidade com meu garmin nuvi 3597 e até o presente momento não identifiquei qualquer tipo de atraso quando do roteamento pela cidade.

Não podemos deixar de considerar que o modelo de nuvi que emprego tem um potente processador e isso pode influir no desempenho dele com muitos dados no mapa.

Bom, eu acho que o mapa não deve ser só para quem tem um GPS topo de linha, inclusive chuto que a maioria dos nossos usuários têm modelos básicos (nüvi 40, nüvi 50).

Dito isso, eu pessoalmente tenho apenas dois aparelhos, um nüvi 765 mais antigo (era um modelo médio quando comprei em 2010) e um nüvi 3490 (era o topo de linha quando comprei em 2014). O 765 foi o que reportei que ficava com a navegação muito lenta, e isso é bem nítido quando entro na área com os polígonos importados. Já no 3490, a navegação é mais fluida, mas ele conta também com o recurso de mapa em 3D que é o que eu uso por padrão. Nesse modo os prédios somem quando eu chego na área com os polígonos, acredito que por falta de memória ele esteja caindo para o modo 2D automaticamente.

Também notei que os outros mapas mais populares (CNBR e Tracksource) não apresentam esses polígonos e por isso mesmo não apresentam nenhum problema, mesmo no modo 3D.

Thundercel escreveu:Em que pese isso não podemos descartar a possibilidade de configurações incorretas de navegação nos outros aparelhos com processadores inferiores.

A configuração de ambos os aparelhos está o padrão. Vou fazer o teste amanhã com nível de detalhes reduzidos.

Thundercel escreveu:Outra situação que devemos considerar é a compilação do mapa empregando um KIT alterado. No meu caso tenho navegado com o mapa compilado com o KIT original.

Como eu disse, tentei com o mapa original 16.05 e hoje com o 16.06, ambos apresentaram o problema. Rodando com o mapa com a minha alteração (ver post anterior), o problema diminui sensivelmente, mas não consegui remover todos os polígonos.

Thundercel escreveu:Por fim deve-se analisar o que se tem carregado no GPS, além do mapa, e que utiliza durante a navegação o processador.

Eu uso o aparelho exclusivamente para navegação.
afmenez
Moderador

Mensagempor hctomio » 03 Jun 2016, 00:28

afemenz,

Pode ser que no futuro, seja necessário compilar o mapa garmin apenas com as vias.
Os POI's e passariam ser disponibilizados em outro arquivo, a ser adicionado se a pessoa desejar.

Como aquele arquivo de POI's que circulava, da Quatro Rodas, ou um arquivo da Foursquare de POI's de países europeus ou americanos.
Pra investigar esse comportamento do seu 765, poderíamos ver como o mapa está se comportando em um Garmin XT.
Tinha instalado no meu antigo Aquarius Wince, mas vendi o gps.
hctomio
Moderador

Mensagempor jpgon » 03 Jun 2016, 00:51

Amigos,
Boa noite

Os mapas atuais fornecidos pela Garmin (City Navigator) são separados: arquivo do mapa DEM; arquivo do mapa GMAP3D.
Os usuários que possuem aparelhos top de linha podem marcar ou desmarcar estes arquivos .
Sendo assim, cada usuários se beneficia dos recursos de seus navegadores.
Talvez tenhamos que pensar nisso futuramente com o crescimento do mapa OSM, separando as informações por grupos e arquivos.
Eu tenho um navegador básico (Nüvi 1300), onde uso o Mogeo para navegação noturna.
Os nüvi 3597 podem utilizar o gmapdem e o gmap3D associados ao city navigator.
Só funcionam com este mapa.
Julio
jpgon

Mensagempor hctomio » 03 Jun 2016, 01:22

Julio,

Interessante esse Mogeo.

Eu tinha visto algo semelhante (topografico) no Mapas alternativas libres que usa OSM, mas nunca experimentei:

Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se.
hctomio
Moderador

Mensagempor Thundercel » 03 Jun 2016, 08:16

Sobre a situação de remover o processamento de prédios para reduzir os efeitos citados, volto a comentar que isso é possivel nos styles, mas me preocupa se essa ação irá penalizar a indexação e apresentação de POIs.

Sabemos que quando representamos um POI por poligono e não ponto propriamente dito, a função --add-pois-to-areas inserida quando da compilação cria e indexa um POI no centro geometrico do poligono.

Acredito que não processando os poligonos perderemos o POI configurado nele.

Por exemplo, o shopping Praia da Costa ( Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se. ) está representado por polígono (building). Se não processarmos esses poligonos perderíamos o POI do shopping?
Thundercel
Administrador

Mensagempor afmenez » 18 Jun 2016, 20:57

Thundercel escreveu:Sobre a situação de remover o processamento de prédios para reduzir os efeitos citados, volto a comentar que isso é possivel nos styles, mas me preocupa se essa ação irá penalizar a indexação e apresentação de POIs.

Sabemos que quando representamos um POI por poligono e não ponto propriamente dito, a função --add-pois-to-areas inserida quando da compilação cria e indexa um POI no centro geometrico do poligono.

Acredito que não processando os poligonos perderemos o POI configurado nele.

Por exemplo, o shopping Praia da Costa ( Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se. ) está representado por polígono (building). Se não processarmos esses poligonos perderíamos o POI do shopping?

Fiz mais testes, dessa vez removendo todos os tipos de amenity no arquivo polygons. Os contornos sumiram do mapa, mas a busca dos POIs continua funcionando no Basecamp (busca genérica) e no GPS (aqui funciona busca genérica e por tipo). Há mais algum tipo de teste que esqueci de fazer?
afmenez
Moderador

Próximo

Voltar para Debates