KITs no Windows 7

Duvidas, informações e sugestões sobre o KIT

KITs no Windows 7

Mensagempor hctomio » 06 Mai 2015, 23:01

Vou responder aqui, porque tem haver com os kits de compilação.

Não seria oportuno incluir nas instruções do compilador que roda apenas com windows 7 (não sei se roda tb com o win8)?
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
hctomio
Moderador

Re: KITs no Windows 7

Mensagempor Thundercel » 07 Mai 2015, 00:45

hctomio,
desconheço problemas para rodar no Win8. Eu mesmo emprego o Win 8.1.

Até onde sei ele roda no Win 7 e no 8.
Thundercel
Administrador

Mensagempor hctomio » 07 Mai 2015, 17:38

Ótima noticia.
Mas acho que deveria ser colocada essa explicação, que o compilador disponibilizado roda em Windows 7 e 8, 64bits.
Poderá ter usuários tentando em Windows XP ou Windows 7 32bits.
hctomio
Moderador

Mensagempor Thundercel » 07 Mai 2015, 18:03

No Windows XP não sei, até porque não encontro mais esse sistema com amigos que me pedem help, mas no Win7 32 e 64 bits roda normalmente.

Não sou "expert" em sistemas, mas pelo que sei e entendo, o KIT roda em plataforma JAVA. O JAVA é um sistema instalado em qualquer modelo de windows, existindo versões para 32 e 64 Bits. Assim podemos deduzir que para rodar não importa o windows e sim o JAVA que é atualizado frequentemente.
Thundercel
Administrador

Mensagempor afmenez » 07 Mai 2015, 18:07

Não vejo necessidade de especificar que não roda em sistemas obsoletos, como o WinXP ou Win95. Esses sistemas já foram descontinuados e não recebem mais atualizações de segurança.

Ah, e estou rodando no Windows 10 (preview) sem problemas.
afmenez
Moderador

Mensagempor hctomio » 07 Mai 2015, 23:43

afmenez, quando tentei compilar pela primeira vez, tentei em um note com win XP.

Depois tentei em um computador com win 7 (32bits).

Somente depois de várias tentativas e da ajuda do Thundercel, consegui exito (embora minha internet é um fracasso).

Para tanto, precisei tb, reformatar o computador para win 7 (64bits).

Acho que avisando, vamos poupar muitas explicações a usuarios que vão ter insucesso devido o equipamento inadequado.

Mas é apenas uma sugestão, se acham dispensável, tudo ok.

hctomio.
hctomio
Moderador

Mensagempor afmenez » 08 Mai 2015, 10:21

Pensando melhor nos requisitos, não vejo porque não seria possível rodar o compilador no WinXP, já que o script é para DOS e o mkgmap roda em Java, que está disponível para XP também. Lembra qual foi o problema de compilação encontrado?
afmenez
Moderador

Mensagempor Thundercel » 08 Mai 2015, 12:23

O problema que ele teve foi sempre aparecer erro na compilação de falta de memória VM (virtual machine).

Pelo que sei, quando o JAVA é rodado é criado um ambiente virtual só para ele. Para esse ambiente é reservada uma pequena porção de memoria da maquina principal.

Se a maquina roda windows de 32 bits a maioria deve saber que o windows de 32 bits só reconhece até 4 GB de memória RAM. As máquinas para terem mais de 4 GB de RAM devem empregar windows de 64 bits.

Nas instruções do KIT temos publicado:
b]Pré-requisitos:[/b]
1) Este .BAT requer o Java Runtime Environment para funcionar
a) Verifique se seu PC tem o Java instalado. Para isso dirija-se a https://www.java.com/pt_BR/download/installed8.jsp
b) Se o seu PC roda Windows de 64 bits baixe em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se. o java de 64 Bits e instale em seu PC.
c) Se o seu PC tem pouca memória RAM, inferior a 6 GB, edite com o editor de texto o arquivo BAT do KIT baixado e nele identifique a lseguinte linha:
Código: Selecionar todos
SET _max_mem_MB=4000
Substitua o valor 4000 pela metade de memória RAM que existe no seu PC.
Exemplo: se tem voce 4 GB de memória RAM em seu PC substitua 4000 por 2000 e salve o arquivo modificado.
Thundercel
Administrador

Mensagempor hctomio » 08 Mai 2015, 16:50

O problema no win XP era o notebook, com hardware fraco (pouca memoria e processador lento). Resultava em erros relacionados a memoria.

O problema no win 7 (32bits) também era relacionado a memoria, embora tinha 6GB Ram.
Qdo alterei para win 7 (64bits) e resolvi o problema da versão java (32/64), passou a compilar.

Em testes ontem, compilando do zero, levou 30min.
A mensagem no final "tecle alguma coisa para continuar" pareceu ser estranha. Bastava ele terminar o processamento e informar algo como "mapas concluidos...".

Se tivesse um "bip" no final do processamento, saberia qdo terminou. Fazia isto em uns programinhas em Basic, em calculadoras científicas, nos tempos prehistóricos da faculdade.

Penso que especificar configurações minimas para compilar, vai nos poupar de muitas explicações. Vc já eliminaria um dos motivos de insucesso dos usuarios (hardware/software insuficientes), reduzindo queixas.

Na pagina de inicio da Cocar, gostaria de sugerir para aparecer primeiro as opções de download dos mapas e logo abaixo o KIT.
Acho que muita gente vai procurar os mapas e não vai achar (embora está lá em cima). Daí a sugestão.
hctomio
Moderador

Mensagempor Thundercel » 08 Mai 2015, 17:58

O problema no win 7 (32bits) também era relacionado a memoria, embora tinha 6GB Ram.
De nada adiantava ele ter 6 GB de RAM porque o windows de 32 bits só reconhece até 4 GB. Ficaram 2 GB aí sem serem empregados.
A mensagem no final "tecle alguma coisa para continuar" pareceu ser estranha. Bastava ele terminar o processamento e informar algo como "mapas concluidos...".
"Mapas concluidos" não porque nem sempre o processo termina com mapas concluidos. Quando dava erro de VM para voce essa mensagem também aparecia e os mapas não eram concluidos.
Teria alguma outra fase como idéia?
Se tivesse um "bip" no final do processamento, saberia qdo terminou. Fazia isto em uns programinhas em Basic, em calculadoras científicas, nos tempos prehistóricos da faculdade.
Se souber como implantar isso em JAVA me informe que colocamos.
Penso que especificar configurações minimas para compilar, vai nos poupar de muitas explicações. Vc já eliminaria um dos motivos de insucesso dos usuarios (hardware/software insuficientes), reduzindo queixas.
Imaginei ter feito isso nas instruções de instalação que acompanham o post do KIT para download e reproduzidas acima.
Na pagina de inicio da Cocar, gostaria de sugerir para aparecer primeiro as opções de download dos mapas e logo abaixo o KIT.
Acho que muita gente vai procurar os mapas e não vai achar (embora está lá em cima). Daí a sugestão.
Deixa eu ver se entendi.
Existe a página de inicio que é o Portal em Você precisa esta logado para ver os links. Registre-se. e a página de início do forum (index do forum), Se refere voce ao Portal?
Thundercel
Administrador

Próximo

Voltar para Debates