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Rotatória - Definição

Enviado: 16 Jan 2014, 10:47
por cocardl
Existe no Brasil muita duvida a respeito de rotatória e por isso decidimos explorar um pouco sobre ela.

Rotatórias são um excelente meio de disciplinar o trânsito em cruzamentos complexos, mas seu uso vem sendo mal aplicado o que poderá fazer com que elas acabem sendo banidas do nosso trânsito por ineficazes.

Não identificamos definição para rotatória na legislação de trânsito brasileira, mas sabemos que uma rotatória é uma via de ligação onde desembocam outras vias.

Já no OSM ela é assim definida:

Uma rotatória é uma junção de estrada onde o tráfego passa em torno de uma ilha não-traversal no meio, e o tráfego na rotatória tem direito de passagem.

Dessa definição já podemos deduzir que uma rotatória não é cortada transversalmente por nenhuma via até porque o Código de Trânsito Brasileiro fala muito pouco sobre rotatórias, mas no Capítulo III, artigo 29, diz:

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
I – ……….
II – ………..
III – quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:
a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;
IV-…………


Desconhecemos de onde surgiram as rotatórias, mas evidentemente não são uma tradição brasileira, pelo contrário, aqui são bem recentes e ainda não foram bem compreendidas e assimiladas pelos motoristas, pelos pedestres nem tão pouco pelas autoridades responsáveis pelo trânsito.

Pela regra, quando da existência de uma rotatória, tem preferência aquele que estiver circulando por ela. Regra? Pode ser a regra na Europa, mas aqui no Brasil, a exceção do Distrito Federal, tenho minhas dúvidas. Uma regra é regra ou porque está escrita ou porque foi estabelecida pelos usos e costumes.

Deixemos as críticas de lado e vamos ao que interessa que é a sinalização.

Uma rotatória deve ser sinalizada como tal e por isso, no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume I - Sinalização Vertical de Regulamentação é estampada a sinalização de identificação de uma rotatória (R-33):

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Como Brasil é Brasil, muitos não compreendem porque se nas Normas Gerais de Circulação a preferencia é sempre de quem está circulando pela rotatória, muitas vezes observam na própria rotatória a placa R-1 (PARE) parada obrigatória.

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Tentando dirimir a confusão, o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito diz o seguinte sobre as placas de "PARE" R-1 e a "Dê a Preferência" R-2.

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"A sinalização vertical de regulamentação tem por finalidade transmitir aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais."
"Pelos riscos à segurança dos usuários das vias e pela imposição de penalidades que são associadas às infrações relativas a essa sinalização, os princípios da sinalização de trânsito devem sempre ser observados e atendidos com rigor."
"É importante também que haja especial cuidado com a coerência entre diferentes regulamentações, ou seja, que a obediência a uma regulamentação não incorra em desrespeito à outra." (M.B.S.T. Volume I)


Infelizmente no Brasil falta organização dos órgãos e entidades com circunscrição sobre a via para melhorar essa relação prática e teórica.