Bairro

Avatar do usuário
cocardl
Fundador
Fundador
Mensagens: 61
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:09

Bairro

Mensagem por cocardl »

como muitos já devem saber, podemos simular rotas empregando o OSRM em http://map.project-osrm.org/" onclick="window.open(this.href);return false;

Na minha opinião essa ferramenta é importante para o desenvolvedor porque por meio dela, simulando roteamentos, pode-se conferir se a hierarquização de vias aplicadas em uma determinada área está correta.

Empregando essa ferramenta identifiquei que existe um pequeno BUG na renderização que é não retratar corretamente o bairro dos pontos escolhidos para roteamento.

Interessante que esse BUG não ocorre quando se emprega a busca no GPS pelo bairro.

Como exemplo cito o bairro onde resido, no Jardim Guanabara, Ilha do Governador.

Simulando roteamento dele para o bairro do Galeão, também na Ilha do Governador, o OSRM estampa Mesquita que é um município do Rio de Janeiro:
jg.jpg
Já pelo GPS, na busca por cidade, é apresentado como deve o bairro Jardim Guanabara, no município do Rio de Janeiro:
8381.jpg
Ontem fui consultado como se configura pelo ID um bairro e podendo essa ser a duvida de outros, fui verificar e o meu bairro Jardim Guanabara foi configurado por alguém dessa forma, empregando o ID:

Elemento : Local
Nome: Jardim Guanabara
Tipo: suburb
jg1.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

 


COCAR-DL DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site COCAR-DL, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

 PIX  PIX
CPF 609.970.608-91 Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Re: Bairro

Mensagem por afmenez »

É possível marcar o bairro como área?
Se sim, qual a melhor fonte de informação sobre os limites dos bairros?
paulocarvalho

Re: Bairro

Mensagem por paulocarvalho »

Sim, tem. Vou perguntar lá na lista e posto aqui.
paulocarvalho

Re: Bairro

Mensagem por paulocarvalho »

Veja este exemplo: http://www.openstreetmap.org/relation/388146

O bairro é uma relação (relation) composta por uma sequencia de linhas que fecham uma região. Neste exemplo vemos rios e ruas usados para compor uma relação, assim como eventuais linhas extras sem formatação de via usadas para completar a região.

A relation tem as seguintes tags para serem vistas como bairros:
boundary=administrative (diz que a relação é um limite)
admin_level=10 (diz que o limite é de um bairro)
name=nome do bairro

Você sabe criar uma relation no JOSM?
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Re: Bairro

Mensagem por afmenez »

Eu só uso o ID, já criei algumas restrições de conversão. Mas a interface dele para restrições é bem primitiva, não acredito que seja usável para criar um bairro inteiro.
paulocarvalho

Re: Bairro

Mensagem por paulocarvalho »

O ID é feito para edições simples e imediatas. Para criar objetos mais complexos recomendo usar o JOSM.
seggia
Usuários Registrados
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Fev 2014, 16:09
Residencia: brasil-rj

Re: Bairro

Mensagem por seggia »

afmenez

Estou enfrentando um problema na hora de dar nomes as ruas e travessas aqui em Niterói e Cabo Frio. Estas são as áreas em que estou fazendo o mapa OSM.
Há várias ruas com nomes idênticos, porem em bairros diferentes. A saber, Rua A, Rua Um e assim por diante.
creio que deve haver um meio de sinalizá-las para , quando da consulta no gps, possamos separá-las e escolher aquela que corresponda o que queremos.
Acho que deve existir uma tag ou coisa que valha pra este fim.
Vc. tem condições de me ajudar?
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Re: Bairro

Mensagem por afmenez »

Olá seggia,

Não sei como proceder nesses casos, existem alguns aqui em Porto Alegre também mas nunca precisei fazer esse tipo de busca. Quem sabe colocar o nome do bairro entre parênteses ('Rua A (Jardim Botânico)"). Em todo caso, acredito que esses nomes sejam temporários, o problema tende a se resolver sozinho.

[]s,

Alexandre
paulocarvalho

Re: Bairro

Mensagem por paulocarvalho »

Seggia, você está tentando fazer a busca onde? No GPS? No OSM mesmo? No OSRM?
seggia
Usuários Registrados
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Fev 2014, 16:09
Residencia: brasil-rj

Re: Bairro

Mensagem por seggia »

Paulo
Saudações
Venho nomeando as vias do OSM mas, fiquei pensando de como devo sinalizar para o usuário do mapa o local correto que ele está procurando.
NO gps eu pesquiso cidade de Niterói. /rua Um numero 20.
Se eu tenho no mapa do OSM várias ruas Um como o usuário vai escolher entre as opções que aparecerão, se eles estiverem com o mesmo nome?
Pensei em um modo onde aparecerei o nome e eventualmente o bairro. Talvez assim ficasse mais fácil.
Há uma maneira padrão para isto? Como fazer?
Espero, de todos, como devo proceder.
Responder