Cidades faltantes no OSM

Reporte erros como notas no mapa ou abra um tópico aqui.
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Cidades faltantes no OSM

Mensagem por hctomio »

Thundercel,

Na area rural de Jaraguá do Sul eu mapeei exatamente como vc comentou : residencial e terciária, porque conheço muito bem a região.
Mas reconheço que sempre achei estranho chamar uma via rural de residencial.
No interior do RS, estou tendo dificuldades.
Várias vias não são tão largas para chamar de terciaria, mas percebe-se claramente que atendem várias localidades.
Parecem "não classificada" porque tem características entre residencial e terciária.
A classificação para "road" parece ser uma solução.
Para o gps garmin, a diferença entre road e não classificada seria muito grande, a ponto de mudar o comportamento do roteamento?
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago

 


COCAR-DL DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site COCAR-DL, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

 PIX  PIX
CPF 609.970.608-91 Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Cidades faltantes no OSM

Mensagem por hctomio »

Relendo a definição de road no seu comentário, entendi que road é uma classificação provisória (tipo "precária"?).
Já a "não classificada" seria uma etiqueta fixa.
(Confusão???)
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Cidades faltantes no OSM

Mensagem por Thundercel »

hctomio,
so comentei sobre "road" porque ele deve ser empregado no lugar de "não classificada", entretanto, como citei, eu não emprego nenhuma das duas. Emprego residencial ou terciária para vias rurais não pavimentadas. Volto a citar que não foi definição minha e sim definição constante na pagina wiki http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Key:highway" onclick="window.open(this.href);return false;
Relendo a definição de road no seu comentário, entendi que road é uma classificação provisória (tipo "precária"?).
Não é bem isso. Observe bem a definição de road:
Uma estrada qualquer cuja classificação o mapeador não pôde determinar usando a informação disponível. A intenção é que este seja um valor temporário até que a via seja devidamente sondada. Após a sondagem, pode-se atualizar a classificação para o valor mais adequado.
Coloquei em vermelho a parte do texto importante.
Hoje, quando alguns não sabem a classificação da via colocam "não classificada". Essa situação perdura até quando alguem conhece a classificação da via e altera. È uma classificação inicial provisória.
Na Wiki recomenda-se para o Brasil, quando não se sabe a classificação da via, colocar "road" que significa em português "estrada". Quando se passa pelo local e se identifica a classificação da via substitui-se o road por ela e na pratica geralmente vai ser modificado por highway= residencial | name= estrada alguma coisa | surface=unpaved

Quando estou desenhando arruamento rural observo a imagem satelite e identifico na área rural qual via serve a todas as demais e nesse aspecto o bom senso deve atuar. Configuro essa via para terciária e as que nele se ligam para residenciais.

Parece estranho uma via residencial rural, mas bem sabe voce que as vias rurais geralmente recebem o nome de estrada alguma coisa. Pelo menos é assim nas áreas rurais que conheço.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Cidades faltantes no OSM

Mensagem por hctomio »

Thundercel, vou estudar melhor estas classificações.
Se classificar via rural como residencial não é errado, acho que vou rever minha maneira de editar.
Qto ao roteamento no Garmin, existe diferença entre a não classificada e a road?
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Cidades faltantes no OSM

Mensagem por Thundercel »

Qto ao roteamento no Garmin, existe diferença entre a não classificada e a road?
Não, entretanto lembro que a road também tem prioridade sobre a residencial e por essa razão, para permitir um perfeito roteamento na área, emprego a classe residencial e não a road e tampouco a não classificada.

Volto a lembrar que o emprego da não classificada ou da road é feito pelo editor quando esse não sabe que classe colocar para a via desenhada. Diferentemente desses, em duvida sempre coloco residencial sabedor que essa classe seguirá as demais classificadas na área não penalizando o roteamento em função das vias terem a mesma classificação. Um dia, quando alguém identificar dentre elas a de maior emprego, irá alterar essa para terciária fazendo com que o roteamento a priorize.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Cidades faltantes no OSM

Mensagem por hctomio »

Thundercel,

Como comentei, em Jaraguá fizemos do jeito que vc indicou:
Terciary = Estradas Rurais Principais = estradas que interligam outras estradas rurais ou que são comunicação com outros municípios.
Residential = Estradas Rurais Secundárias = estradas rurais sem saída e que apenas atendem algumas propriedades rurais.
Esta classificação de Principal e Secundária está no Plano Diretor da cidade.

Conforme nossos debates, identifico as seguintes possibilidades para áreas rurais:
Terciary > Residential
Terciary > Road > Residential
Terciary > Unclassified > Residential

Estava reajustando aquelas vias que vc indicou com problemas de classificação e ausência de ligação e percebi que numa das vias, o Skippern alterou a classificação de Road para Unclassified com a mensagem:
"[QA] track with ref and road upgraded to unclassified "

Sendo assim, acho que podemos continuar usando para as vias rurais as três classificações "Terciary > Unclassified/Road > Residential".
A diferença entre Unclassified e Road poderá ser tolerada, sem prejuízo para o roteamento no GPS, até que a comunidade OSM/BR tenha regras mais claras e objetivas.

Assim, mantemos o foco no cadastramento das vias (que ainda faltam muitas!), asseguramos o roteamento no gps e posteriormente refinamos as características das vias.
Ficam meus comentários como uma sugestão, sem a finalidade de estabelecer regras para os mapeadores.
Cordialmente,
hctomio.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Cidades faltantes no OSM

Mensagem por Thundercel »

Me encontro em viagem pelo interior do ES (área rural) com péssima NET. Só retorno ao Rio no fim do mês.
Estava reajustando aquelas vias que vc indicou com problemas de classificação e ausência de ligação e percebi que numa das vias, o Skippern alterou a classificação de Road para Unclassified com a mensagem:
"[QA] track with ref and road upgraded to unclassified "
Vou conversar com ele porque ele deve estar desatualizado quanto ao constante na Wiki OSM PT-BR.

Volto a comentar que o emprego do unclassified não é o recomendado para editores no Brasil. O recomendado para quando não se conhece a classe é o "road", entretanto particularmente, quando não conheço a via, emprego o residential para permitir que o roteamento ocorra normalmente na área.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Cidades faltantes no OSM

Mensagem por hctomio »

De fato Thundercel, na Wiki está assim (road e unclassified).

Mas não seria interessante pensar na inversão destas definições na Wiki?

Falo isso porque o termo "unclassified" remete a "sem classificação", o que levaria as pessoas a colocarem esta tag até que exista ou se saiba a categoria exata da via.

Já "road", as pessoas mapeariam dizendo que a via é uma estrada (como diz o termo em inglês), podendo ser rural, e não haveria confusão.

Ao meu ver, parece que essas definições de road e unclassified estariam invertidas no conceito para o Brasil. Diferentemente para o país que criou estas tag's.
Apenas opinião.

(Thundercel, não esquenta com a net. Aproveita a viagem. Qdo retornar, retomamos as idéias... :D )
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Avatar do usuário
tulliomf
Usuários Registrados
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Mai 2015, 00:21
Residencia: BRASIL - GO - Goiânia

Re: Cidades faltantes no OSM

Mensagem por tulliomf »

Muito interessante esse tópico! A alguns anos eu já faço edições mas ainda continuo com dúvidas nas classificações. Por mais que tenha algumas informações, elas não são precisamente claras para os usuários brasileiros.
Um exemplo pe que qual classe usar par os diversos tipos de avenidas dentro das cidades? Sigo em geral os exemplos utilizados por outros usuários, mas não tenho um banco de dados escrito para ter certeza de que fazer.
Túllio M. F.
GARMIN GPSMAP 62s
Mapeador OSM desde: 21 de Janeiro de 2013
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Cidades faltantes no OSM

Mensagem por hctomio »

Túllio,

Como vc já sabe, no OSM sempre indicam de usar o esquema br2013:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:How_to_map_a" onclick="window.open(this.href);return false;

Confesso que tenho feito como vc, verificando como está sendo cadastrado e vou seguindo a maioria. Não acho fácil nem prático seguir o esquema.
Penso que o erro ou prejuízo entre classificar uma via com hierarquia maior ou menor é pequeno, comparativamente a ausência de vias cadastradas no OSM, que impedem qualquer roteamento.
Se nós temos dúvidas, fico imaginando a maioria dos mapeadores... :shock:

Abraço,
hctomio
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Responder