Problemas de Roteamento (iniciante)

Reporte erros como notas no mapa ou abra um tópico aqui.
robinson almeida
Usuários Registrados
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Nov 2014, 22:40
Residencia: brasil araguari mg

Problemas de Roteamento (iniciante)

Mensagem por robinson almeida »

Olá !

Peço desculpas antecipadas caso eu tenha criado este tópico em um local indevido. Bom, realizei um trabalho de campo, em GPX, da minha cidade. Usei o JOSM, para editar as informações do GPX e converter em um .osm. Após alguns dias de testes, tentativa e erro, pois não sou grande conhecedor de programação, consegui realizar o roteamento de minha cidade, cerca 2.500 mts quadrados. Acabou que fiquei empolgado com a ideia e decidi inserir outros seis municípios vizinhos. Foi aí que a coisa desandou, o roteamento ficou maluco. Consigo chegar até algumas ruas de alguns municípios e as vezes dentro do mesmo município, para ir para outro logradouro, tenho que reconfigurar meu GPS, ora para rota mais rápida, ora para rota mais curta. Para alguns outros municípios o GPS informa que"não foi possível criar a rota". Achando que fosse com relação aos limites dos municípios inseri no mesmo arquivo, de ruas, os limites destes municípios, retirados das fontes do IBGE. Relacionei, no JOSM as ruas aos imites, e nada. Tentei usando o splitter, no mapa, mesmo assim não. Sei que estas dificuldades são coisas de iniciante, é que eu fico lendo vcs aqui no Cocar e acabei me interessando pelo assunto. Agradeceria se pudesse me dar uma luz.

 


COCAR-DL DOAÇÕES

A melhor maneira de se garantir que o site COCAR-DL, os arquivos de alerta e mapas continuem disponíveis, é fazendo uma doação de qualquer valor em PIX ou, sem custo, selecionando o segundo meio abaixo:

 

 PIX  PIX
CPF 609.970.608-91 Selecione, entre e assista uma das propagandas do Google Adsense estampadas no site.
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Problemas de Roteamento (iniciante)

Mensagem por hctomio »

Robinson, quais as cidades que vc editou no Openstreetmap? Ainda, qual o gps e arquivo de mapas que vc está utilizando?

Para entender melhor e identificar o problema, são necessárias mais informações.

hctomio.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
robinson almeida
Usuários Registrados
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Nov 2014, 22:40
Residencia: brasil araguari mg

Re: Problemas de Roteamento (iniciante)

Mensagem por robinson almeida »

Hctomio,

No OSM, não atualizei ainda nenhuma cidade. Estou trabalhando na coleta das informações. Possuo um Garmin Nuvi 52. Estou realizando testes preliminares nos mapas para verificar o roteamento antes do envio ao OSM. Já verifiquei os nós de roteamento e estão ok. Realizei esta verificação usando o GPS Map Edit usando arquivo .mp. No software, o roteamento funciona ok, somente depois da compilação é que o problema aparece. O problema tanto existe se a compilação for com o .mp ou .osm. Não estou usando nenhum arquivo de estilos. Obrigado.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Problemas de Roteamento (iniciante)

Mensagem por Thundercel »

robinson almeida,
para que um roteamento ocorra sem problemas é importante que o editor do mapa certifique-se que os nós de roteamento estejam interligados. Muitas vezes aparentemente se une segmentos de reta no mapa, mas nãos e une os nós desses.

Compreenda que nó de roteamento é um nó virtual criado na ponta do segmeto de reta desenhado.

Uma via sem entroncamentos terá inúmeros segmentos de reta unidos de forma a se retratar as curvas da via. Se for uma reta terá somente um longo segmento de reta com dois nós de roteamento, um em cada extremo do segmento de reta.

Quando existe um entroncamento o nó de segmento de reta de uma via tem de ser colocado unido ao nó de segmento de reta da outra, caso contrário o sistema do GPS não reconhecerá aqueles nós unidos como um ponto de manobra.

Muitos problemas de roteamento errado ocorre devido a essa não união de nós.

Outra situação que em muito afeta o roteamento é a classificação da via. Se todas forem vias residenciais o GPS vai rotear pelo caminho mais curto passando por elas. Já se existir uma via de classificação maior, geralmente o gps vai preferir a essa quando roteando por dentro da área para caminho mais rápido.
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Avatar do usuário
hctomio
Moderador
Mensagens: 246
Registrado em: 17 Abr 2014, 20:28
Residencia: BR - SC - Jaragua do Sul

Re: Problemas de Roteamento (iniciante)

Mensagem por hctomio »

robinson, eu tenho a mesma opinião do Thundercel, que seus nós podem estar desconectados prejudicando o roteamento.

Minha sugestão é que vc importe o arquivo gpx do Garmin, para o OSM usando o iD do OSM.

Com isto, vc terá uma imagem de fundo onde poderá desenhar as vias com maior segurança na verificação de nós. Ao final da edição, vc terá feito uma contribuição importante a toda uma comunidade mundial.

Então aguarde uns dois dias para haver a propagação dos dados no OSM e usando os programas disponibilizados pela CocarDL compile seu mapa para o Garmin ou Mapedit.

Poderá testar o roteamento no proprio OSM, nos sites preparados para isto.

Tome cuidado ao usar JOSM para importar para o OSM, para não duplicar elementos.
Mapeador OpenStreetMap (OSM) desde 09/01/2014
Garmin 2580TV (mapas CocarDL)
Samsung G360 (mapas OSM): 7ways, Osmand, Mapfactor, Maps.ME, Víago
Avatar do usuário
afmenez
Moderador
Mensagens: 185
Registrado em: 31 Mar 2014, 14:42
Residencia: Brasil - RS - Porto Alegre

Re: Problemas de Roteamento (iniciante)

Mensagem por afmenez »

robinson almeida escreveu:Hctomio,

No OSM, não atualizei ainda nenhuma cidade. Estou trabalhando na coleta das informações. Possuo um Garmin Nuvi 52. Estou realizando testes preliminares nos mapas para verificar o roteamento antes do envio ao OSM. Já verifiquei os nós de roteamento e estão ok. Realizei esta verificação usando o GPS Map Edit usando arquivo .mp. No software, o roteamento funciona ok, somente depois da compilação é que o problema aparece. O problema tanto existe se a compilação for com o .mp ou .osm. Não estou usando nenhum arquivo de estilos. Obrigado.
O OSM não serve só para roteamento, eu pessoalmente acho que qualquer informação é melhor do que nenhuma informação. Importe os dados coletados no OSM e refine-os lá, com a ajuda da comunidade! :)

[]s,

Alexandre
robinson almeida
Usuários Registrados
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Nov 2014, 22:40
Residencia: brasil araguari mg

Re: Problemas de Roteamento (iniciante)

Mensagem por robinson almeida »

Srs,

Agradeço a atenção de todos. Em relação aos pontos de roteamento realizei uma verificação e estão ok. Outro detalhe curioso é o seguinte, o mapa que possuo cobre a área de sete municípios pequenos. Observando o mapa no GPS, tenho a minha esquerda dois municípios e a minha direita outros 4. Quando estou na porte norte de minha cidade o roteamento funciona ok para as cidades da minha esquerda e não para as da minha direita. Quando no sul ocorre o contrário. Por isso que em minha primeira mensagem achei que o roteamento tivesse haver com os arquivos de fronteiras dos municípios, mas pelas repostas dos Srs concluí que não. Afmenez, a minha intenção é de enviar as informações ao OSM, porém gostaria enviar algo com qualidade, por isso estou tentando realizar estes testes. Obrigado a todos.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Problemas de Roteamento (iniciante)

Mensagem por Thundercel »

Nesse mapa criado com alguns municípios delimitou você os limites dos municípios ou até a grande área do mapa (boundarys)?

Se não é bem provavel que não tenha roteamento adequado
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
robinson almeida
Usuários Registrados
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Nov 2014, 22:40
Residencia: brasil araguari mg

Re: Problemas de Roteamento (iniciante)

Mensagem por robinson almeida »

No início estava usando o GPS Map Edit em um arquivo .mp, era apenas uma única área. Somente nas informações dos logradouros é que eu citava o município de cada um. No JOSM, inserí os polígonos e relacionei os logradouros aos polígonos de limites, adicionei o comando de fronteira no mkgmap e problema persisti.
Avatar do usuário
Thundercel
Fundador
Fundador
Mensagens: 752
Registrado em: 02 Ago 2013, 17:28

Re: Problemas de Roteamento (iniciante)

Mensagem por Thundercel »

Depende que tipo de poligono inseriu voce.

O polígono deve ser do tipo boundary, conter a tag boundary.

O tratamento desse poligono, dessa área boundary, deve ser dado nos styles do Mkgmap em lines, relations e inc/adress
MARCIO MARQUES SOARES
Administrador
http://gpsinfo.com.br | http://maparadar.com | http://cocardl.com.br
Responder